quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Austin afirma Rating AA para o Mercatto Top Crédito Privado Renda Fixa FI Longo Prazo
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 30 de agosto de 2011, afirmou a classificação AA (“duplo A”) para o Mercatto Top Crédito Privado Renda Fixa FI Longo Prazo (“Top”; ”Fundo”). A perspectiva permanece estável. Esta classificação é válida para fundo de investimento com especificações presentes no item “Características do Fundo” abaixo, e se compara exclusivamente aos ratings atribuídos por esta agência. O processo analítico teve como suporte informações públicas e gerenciais disponibilizadas pela Mercatto Gestão de Recursos Ltda. (“Mercatto”), conferência telefônica realizada com o gestor do Fundo, dentre outras informações. O Fundo foi constituído sob a forma de condomínio aberto, com prazo indeterminado de duração. Tem como alvo a captação de recursos de investidores em geral, que buscam retornos financeiros superiores à variação dos Certificados de Depósitos Interfinanceiros (CDI), por intermédio de exposição a risco de crédito em títulos e modalidades operacionais que proporcionem baixo risco de preço. O Fundo, classificado na categoria Renda Fixa - Crédito Livre, junto à Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (“ANBIMA”), contempla no mínimo 80% de seu Patrimônio Líquido em quaisquer títulos e/ou valores mobiliários de renda fixa, diretamente ou sintetizados via derivativos. O Fundo admite no mínimo 5%, isolada ou cumulativamente, em depósitos à vista, Letras Financeiras do Tesouro (LFT), operações compromissadas com lastro em títulos públicos federais ou cotas de fundos de investimento com liquidez diária. Até 15% do PL pode ser alocada em outros ativos financeiros. O Regulamento do Fundo limita a até 20% o nível de concentração por emissor classificado como instituição financeira, a 10% para emissor considerado companhia aberta, 10% para fundos de investimento, 0% para emissor na categoria de pessoa física, 5% para emissor de outras pessoas jurídicas de direito privado, 5% para emissores públicos (Estados, Municípios e Distrito Federal), e até 100% para papéis emitidos pela União Federal. O rating encontra-se em linha com a metodologia de análise de fundos de investimento da Austin Rating e está fundamentado no cumprimento, pela Mercatto, da política de investimento presente no Regulamento. Considerou-se o baixo risco de crédito e de mercado apresentado na carteira do Fundo, em conformidade com a política de crédito adotada pela Gestora, os limites de concentração gerais e por emissor, e o histórico de baixa volatilidade e VaR reportados pelo Fundo. O rating reflete ademais, aspectos qualitativos favoráveis, manifestados nos controles internos exercidos no âmbito da Mercatto, bem como dos realizados pelos demais prestadores de serviços, nas funções de administração, custódia, controladoria e auditoria externa. A Austin levou em conta o histórico de rentabilidade registrado pelo Fundo, na comparação com seu referencial (variação do CDI), e o tempo de funcionamento do Fundo, desde setembro de 2001. A análise da composição da carteira do Fundo, segundo relatórios de posição diária elaborados pelo administrador (BNY Mellon Asset Serviços Financeiros D.T.V.M. S/A), levando em conta uma amostragem de datas aleatórias (03/08/10, 14/10/10, 31/12/10, 23/02/11, 12/04/11, 30/06/11, 20/07/11 e 15/08/11), valida o enquadramento do gestor à política de investimento que consta no Regulamento, com a presença das classes de ativos e níveis máximos de alocação autorizados. A carteira tem se composto predominantemente de Debêntures e Certificados de Depósito Bancários. O gestor não tem feito uso regular de instrumentos derivativos, embora autorizado no Regulamento.