sexta-feira, 8 de dezembro de 2017
Austin rebaixa para ‘brBB(sf)’ e retira o rating das Cotas de Classe Única do TMJ FIDC
A Austin Rating informa que, rebaixou, de ‘brBBB(sf)’ para ‘brBB(sf)’, e retirou, nesta data, o rating de crédito das Cotas de Classe Única (Cotas) do TMJ Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (TMJ FIDC/ Fundo). A retirada do rating se deu em razão da não renovação do contrato de prestação de serviços com esta agência. A cobertura analítica está encerrada, portanto, a partir desta data e, caso haja a recontratação dos serviços dessa para este ativo, o risco da emissão será reavaliado. O rebaixamento das Cotas do TMJ FIDC está pautado na deterioração da carteira do Fundo, com elevação da percepção de risco dos ativos (emissões) que já pertenciam à carteira, de acordo com informações disponibilizadas pela Administradora e Gestora do Fundo datadas de 14 de agosto de 2017. Esses ativos tiveram suas classificações de risco rebaixadas, de acordo com informações públicas, o que denota uma piora na qualidade de crédito da carteira do Fundo e aumenta o risco para as Cotas classificadas. Cumpre mencionar que não foram encaminhadas para esta agência, informações atualizadas da carteira e desempenho recente do Fundo. A classificação atual permanece beneficiada pela presença de garantias de imóveis nas operações que integram sua carteira, tendo em vista que, mesmo a despeito dos eventuais inadimplementos dos emissores, tais ativos oferecem expectativas de recuperações elevadas, o que reduz, sobremaneira, o risco de perda para aquele veículo. Ademais, considerando o curto histórico do Fundo, o risco de liquidez para pagamento de resgates ainda é reduzido. O TMJ FIDC foi registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em 03 de fevereiro de 2016, com início de suas atividades em 13 de junho de 2017. Trata-se de um condomínio aberto, com prazo de duração indeterminado, que tem a administração e custódia da Planner Corretora de Valores S/A (Planner / Administradora e Custodiante), e a gestão da TMJ Capital Gestão de Recursos Ltda. (TMJ Capital / Gestora), para a gestão profissional da carteira e seleção dos Direitos Creditórios a serem adquiridos e na cobrança dos créditos inadimplidos. O Fundo tem como objetivo a valorização de suas Cotas por meio do investimento preponderante (mínimo de 50,0% de seu PL) em Direitos Creditórios representados por Cédulas de Crédito Imobiliário (CCI), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), Cédulas de Crédito Bancário (CCB) e Debêntures. Esses ativos poderão ser de originação de diversos Devedores, respeitando-se, porém, os limites de concentração definidos em Regulamento. As Cotas possuem remuneração alvo (benchmark) de IPCA acrescido de taxa de 8,5% ao ano. Por se tratar de um Fundo aberto, o resgate das Cotas poderá ser solicitado a qualquer tempo, e o pagamento ocorrerá no 5º dia útil após a Data de Conversão (1.460 dias após a solicitação de resgate).